Xtrail
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troque por este:
Ver o tópico anteriorIr para baixoVer o tópico seguinte
Sillex
Sillex
Membro nível 4
Posts : 682
Join date : 26/09/2017
Age : 32
http://www.farmaceuticocorredor.com

Cuidados imediatos numa lesão Empty Cuidados imediatos numa lesão

12/4/2018, 19:11
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
A. O QUE ACONTECE?

No momento da lesão várias estruturas são afetadas, por exemplo, uma lesão tibiotársica (vulgo entorse do tornozelo) poderá envolver a tíbia e o perónio (ossos da perna), o astrágalo e o calcâneo (ossos do tarso) e o ligamento lateral externo com os seus ligamentos (perónioastragalino anterior e posterior e peróniocalcanêano).

No caso de uma rotura muscular estará envolvido um músculo e eventualmente o tendão associado, bem como a diminuição ou total perda da função.

B. SINTOMAS E FASES DA LESÃO

Em regra, existe dor contínua e localizada, edema (inchaço), rubor e calor devido a rutura de pequenos vasos sanguíneos na zona da lesão, consequente perda de força e dependendo da zona afetada pode haver também perda de equilíbrio.

Existem 3 fases associadas a uma lesão:

- Fase Aguda: em regra, duração de 4 a 5 dias.
- Fase Sub-aguda: duração aproximada de 21 dias.
- Fase Crónica: após a fase anterior e sem tempo limite.

C. PRIMEIRAS AÇÕES


Na fase aguda inicia-se um processo inflamatório como reação à agressão sofrida e durante o qual o organismo irá limpar a zona afetada através da fagocitose. Atraídos por sinais químicos os fagócitos iniciam o processo de remoção das células mortas.

Com a maior urgência possível, aplica-se frio (gelo).

A sua colocação não deve ser direta na pele para não criar uma queimadura mas de preferência usando um tecido não muito grosso entre a pele e o gelo.

Existem várias opiniões sobre o tempo e intervalo de aplicação do gelo, mas um consenso razoável será de uma aplicação de 15 minutos com intervalo de 30 ou 45 entre aplicação, durante toda a fase aguda.

A sua utilização permite uma vasoconstrição reduzindo o aporte sanguíneo à zona lesada, diminui o edema, baixa a temperatura e favorece a analgesia.

Para além do gelo deve tomar-se de imediato um conjunto de acções para minurar os danos causados e ajudar à posterior recuperação.

Repouso – não sobrecarregar a estrutura inflamada e retirar todo o movimento. A articulação pode ser imobilizada, com o cuidado de manter a função da mesma. O uso de ligaduras funcionais permite a função e protege a zona para que não entre em stress/tensão.

Elevação do local da lesão para contrariar a força de gravidade e por inerência o aporte sanguíneo.

D. TRATAMENTO

O diagnóstico deve ser feito por um médico, farmacêutico ou fisioterapêuta e em caso de dúvida ou lesão mais grave serão pedidos exames complementares de diagnóstico.

O tempo de tratamento e recuperação dependerá da gravidade e do tempo decorrido desde a lesão ao início do tratamento, da gravidade dos sintomas, do tipo de tratamento a realizar, da forma física e resposta do doente.

E. CONSEQUÊNCIAS


A falta de tratamento apropriado pode levar a um conjunto vasto de consequências, nomeadamente a cicatrização sobre infiltrados criando aderências que comprometerão a plena função da estrutura envolvida, o que em casos mais graves de biomecânica, e com o decorrer do tempo, pode levar a distúrbios musculo-esqueleticos em outras zonas corporais.

F. CONCLUSÃO

A lesão é comum na prática desportiva e o tempo de incapacidade pode ser significativo porque mesmo após o tratamento ainda existe um período necessário à recuperação total da função.

No entanto, a aplicação de gelo logo no seu início promove sinais positivos quanto a uma recuperação mais rápida e eficaz quando comparado com a sua não utilização.

Há que ter em atenção que a precipitação na retoma da atividade e a não observância das indicações médicas podem originar potenciais problemas na instabilidade ligamentar e por inerência causar outro tipo de distúrbios funcionais e mecânicos.

G. PREVENÇÃO

Alguns autores sugerem que os atletas incorporem a massagem desportiva no seu plano de treino para minimizar a ocorrência de uma lesão e potenciar a sua performance!
Matrefes
Matrefes
Membro nível 1
Posts : 98
Join date : 26/01/2018

Cuidados imediatos numa lesão Empty Re: Cuidados imediatos numa lesão

11/11/2018, 21:18
Achei este topico com informação muito util
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Cuidados imediatos numa lesão Empty Re: Cuidados imediatos numa lesão

15/11/2018, 09:28
São estas pequenas regras ou indicações que a maioria de nós, não respeita mesmo tendo conhecimento das mesmas. Neste caso falo por mim mesmo!!
Fiz uma entorse durante o Trail do Paleozóico, logo ao Km3, mesmo assim e apesar das dores iniciais, e devido a minha teimosia, fiz a prova toda! 

Resultado: Mesmo com ida ao hospital, tratamentos e fisioterapia, e 2 meses sem corridas ou outros esforços! Passado 8 meses ainda sinto um mau estar no tornozelo!!
Neukomer
Neukomer
Membro nível 2
Posts : 200
Join date : 31/01/2018

Cuidados imediatos numa lesão Empty Re: Cuidados imediatos numa lesão

17/11/2018, 19:11
Exato Alcindo, quase todos os que se lesionam descoram o problema que acham que se revolve com o tempo
Mas claro está que à medida que o tempo avança a lesão agrava-se cada vez mais
Conteúdo patrocinado

Cuidados imediatos numa lesão Empty Re: Cuidados imediatos numa lesão

Ver o tópico anteriorIr para o topoVer o tópico seguinte
Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos