Xtrail
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troque por este:
Ver o tópico anteriorIr para baixoVer o tópico seguinte
avatar
claudiof
Membro nível 1
Posts : 5
Join date : 10/05/2018

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

10/5/2018, 12:02
Vale o que vale e provavelmente nada do que for aqui discutido vai ser implementado ou lido até pelos responsáveis, mas já agora, queria discutir para ver/saber se alguém está na mesma página do que eu.

Antes demais um esclarecimento, vou dar a minha opinião do ponto de vista de um adepto e não tanto como participante.

O Trail actualmente deve ser das poucas modalidades em que as provas de que pontuam e decidem vencedores nacionais, são as mesmas que levam com os "atletas" como eu que vão lá para chegar ao fim no melhor tempo possível. Existe uma diferença abismal de competitividade entre os primeiros e os do meio da tabela, nada de mal nesta diferença, mas por outro lado acho que existe um modelo de campeonato que em nada ajuda a que se criem "adeptos".

Ex, neste momento o Campeonato Nacional, dividido nas três distâncias tem:

- 39 Provas na distância de Trail
- 28 Provas na distância de Ultra
- 11 Provas na distância de Endurance

Olhando para o lado competitivo da coisa, são demasiadas provas para 1 atleta comparecer em todas as provas. Daí a ATRP criou as séries e aquelas contas com os tempos que permite que exista um vencedor bem antes do final do campeonato.

O que volto á minha questão inicial... alguém, nestes moldes, tem seguido os Campeonatos Nacionais? Com tanta prova por distância e por vezes com 2 provas no mesmo fim de semana... como querem criar público e adeptos? Como seguimos os melhores de Portugal?

Estive no Piodão (por ex) onde tinha alguma curiosidade em ver alguns do top 10 nacional actual de Ultra, mas na verdade, praticamente ninguém apareceu (desse top), porque provavelmente nem valia a pena ir a esta prova, pois existem outras 27 onde podem pontuar mais/melhor.

A minha questão/sugestão seria: Não faria sentido criar menos provas do Campeonato Nacional (bem menos... talvez umas 10 de Trail, 6 de Ultra e 4 de Endurance) com datas que fizessem sentido (no caso de Trail 1 por mês em média, na de Ultra de 2 em 2 meses, etc) e tornar a coisa mais apelativa até para quem vê do lado de cá?

Não digo que depois não houvesse outras "ligas", Campeonatos Regionais ou pegar nas séries e no fundo, colocar apenas as de 150 nesse campeonato nacional e criar um campeonato de 100. Mas sempre com menos provas por campeonato...

Digo isto porque estou constantemente as organizações a apelar a que a malta vá bater palmas e apoiar os atletas, mas a verdade é que a própria ATRP (na minha opinião) tem todas as provas viradas para ter mais malta a correr (nas mesmas provas dos grandes atletas) e ser finisher dos circuitos do que propriamente a criar adeptos, até porque, mesmo que eu queira ver as máquinas em acção, são 29 provas no caso de Ultra e não dá para saber onde vão os melhores, está tudo demasiado diluído.

Sou o único?
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

10/5/2018, 15:18
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Isto já foi para aqui discutido algures, mas respondendo à tua questão entre atletas e adeptos, é muito simples:
adeptos não dão dinheiro!!
avatar
claudiof
Membro nível 1
Posts : 5
Join date : 10/05/2018

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

10/5/2018, 15:46
Paulo Silva: Mas eu nem falei em limitar provas ou números de participantes.

Falei em criar um circuito mais pequeno (Nacional), as provas que ficarem de fora podem existir dentro de outros circuitos (regionais, Séries 100, etc) ou obviamente fora dos mesmos.
avatar
Jmap
Membro nível 2
Posts : 237
Join date : 30/03/2018
Age : 34
Location : Aveiro

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

10/5/2018, 17:46
Concordo plenamente com a opinião as provas andam tão dispersas. Ainda mais agora que surgiram os campeonatos da ATRP e de skyrunning paralelos que depois os atletas que lutam pelos lugares cimeiros acabam por dispersar bastante (já quando houve na Madeira a disputa entre o Carlos Sá e o André Rodrigues lembro de ter lido um deles referir essa falta de competitividade numa só prova) 

Sinceramente até acho que chega a ser desmotivante para os atletas de elite que têm feito os campeonatos e acabam por ir "sozinhos" ou vão gerindo a prova para não desgastar e sem se superando a si mesmos. 

Falando de uma ou outra prova que me estou a lembrar quando via o Luis Semedo, Romeu Gouveia ou o Aite Tamang nas provas do campeonato de trail a maior parte das vezes andavam separados e quando estavam juntos era 1 ou 2 e aí ainda havia alguma disputa, porque nas provas que os vejo a ir sem atletas ao nível deles ou dão uns bons minutos de vantagem ou vão a gerir. 
Houve a prova em Proença mas mesmo aí acredito que não esteve ao nível de uma prova de campeonato em que se esperava estar presentes os melhores atletas nacionais.

Vamos quase a meio do ano e são raras as vezes que vejo atletas como o André Rodrigues ou o Hélio Fumo a disputar provas do campeonato e reparo que competem em provas lá fora e como eles há muitos outros casos, porque também acredito que sentem que só se superam e motivam a treinar ainda mais se lutarem realmente pelos primeiros lugares e até perderem do que ficar em primeiro numa prova nacional e sentirem que podiam ter dado mais para o treino que fizeram.

A única prova este ano que na minha opinião teve alta competitividade e até pessoalmente senti que descobri o meu lugar no panorama nacional foi os Abutres, muito devido aos critérios de selecção que houve nas inscrições. 

Seria uma das soluções transformar essas "série 150" em trails em que apenas com certos critérios se podia participar (já se faz nos campeonatos) mas é sempre uma questão a debate porque além das organizações provavelmente não iam aderir tanto por render menos dinheiro e depois também se perdia aquela mística das corridas em que um atleta amador começava lado a lado com a elite :)
Neukomer
Neukomer
Membro nível 2
Posts : 200
Join date : 31/01/2018

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

11/5/2018, 09:15
Partilho um pouco a minha opinião que as provas do campeonato nacional deviam ser reduzidas e apenas seria permitido a participação da elite numa categoria tipo 1ª divisão e criar talvez uma segunda e terceira divisão para outros escalões mais abaixo
henrique
henrique
Membro nível 2
Posts : 133
Join date : 11/10/2017
Age : 51
Location : Santar - Nelas

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

11/5/2018, 22:43
Concordo com a generalidade do que já foi dito e acrescento tb alguma coisita:
Criar uma espécie de escalões/ divisões ou provas em que para participar era necessário conseguir ter resultados prévios. Mas parece-me que em Portugal existe um pequeno grupo de atletas de nível alto. O resto... somos corredores de pelotão, já meios barrigudos e de cabelo grisalho. E o impacto de ter 800 atletas numa grelha de partida é enorme, mesmo que só 10 ou 20 sejam de bom nível.
Mas tb acho que a ATRP deveria ver o verso da medalha. As Provas para o campeonato nacional deveriam ser obrigadas apresentar um mínimo de condições relativas a balneários, banhos quentes, logísticas antes e depois da prova....
avatar
Jmap
Membro nível 2
Posts : 237
Join date : 30/03/2018
Age : 34
Location : Aveiro

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

12/5/2018, 10:51
Sim penso que seria uma coisa interessante de se fazer colocar ali uma espécie de campeonato mas até podiam fazer um pouco como aconteceu na Serra d'Arga o ano passado em que a principal disputa aconteceu mais a nível dos 53km no Sábado e no Domingo depois havia os 33km e organizavam uma espécie de fim de semana de trail :) 

Uma solução para uma prova de campeonato única seria até ter por exemplo o mesmo percurso mas num Sábado corria a elite com pré requisitos para a prova e no Domingo corria o mesmo percurso quem não tivesse os requisitos, idealmente numa zona em que houvesse boas condições de estadia barata e bonita para passear e quem quisesse aproveitava um fim de semana e apoiava os atletas na disputa do campeonato no Sábado en o Domingo corriam o percurso já com os atletas de pelotão que também podia ser uma prova competitiva já sem a elite para aumentar a disputa igualmente :P
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

17/5/2018, 10:11
Esta questão do calendário, e tal como o @Paulo Silva, abordou, já foi tema em outro(s) tópico(s).
No meu ver, e acoma de tudo, este tipo de situações tem de partir das entidades superiores, e com uma regulamentação nesse sentido.
Ainda este ano, aquando da apresentação do calendário pela ATRP, houve vários atletas que opinaram sobre o assunto, e dizendo que o calendário era muito extenso, muito duro, e que iria ser impossível estar nas provas todas em boa forma competitiva.
Mas pior é o exemplo dado pelo UTWT e ITRA dado que as 2 entidades estão interligadas.
Senão vejam, o calendário UTWT 2018 ficou composto por um total de 21 provas pelo continentes todos. Mas que em termos temporais é surreal, com provas espaçadas apenas por uma semana entre elas, ou até com provas no mesmo fim de semana, como aconteceu com o MIUT e a Ultra Marathon Mont Fuji no Japão, o que dividiu parte da élite entre as 2 provas.

Ou então o que aconteceu no fim de semana passado, com Campeonato do Mundo a decorrer em simultâneo com A Ultra de Penyagolosa. este facto, e que por acaso não aconteceu na Selecção de Portugal, é que houve atletas de outras nacionalidades que prescindiram do Campeonato do Mundo para participar na Penyagolosa Trail mesmo ali ao lado (Sponsors e direitos de imagem pesam mais). E isto quer quer a ITRA que supervisiona o Campeoanato do Mundo sob alçada da IAAF, e que por acaso é responsável pela organização do UTWT também, não quer saber desses factos.

Resumindo, se quem supervisiona a nível mundial, não tem esses cuidados, porque hão de ter os outros!! Como em tudo, o exemplo de tem de partir de cima!!
avatar
claudiof
Membro nível 1
Posts : 5
Join date : 10/05/2018

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

17/5/2018, 10:59
> Resumindo, se quem supervisiona a nível mundial, não tem esses cuidados, porque hão de ter os outros!! Como em tudo, o exemplo de tem de partir de cima!!

Aí é que está, acho este pensamento tão "nosso". Se lá fora os outros fazem assim é porque está tudo bem.

Mas até podemos olhar cá para dentro para as outras variantes, o calendário de SkyRunning por exemplo está bem interessante e se não me engano o campeonato de trail em Espanha também é relativamente reduzido.

Não sei se foi o André Rodrigues que disse algures numa entrevista a um podcast espanhol, que em Portugal o Trail ainda é muito um desporto de convívio, e atenção, eu faço claramente parte desse grupo... nada contra.

Mas faz-me confusão as entidades que gerem a parte competitiva, não tornarem o que é actualmente as competições nacionais mais interessantes desse ponto de vista (do ponto de vista do adepto/fã).

De cabeça (sem irem consultar o site da ATRP), sabem dizer qual é o Top5 ou Top10 actual do Campeonato de Ultra? Aposto que poucos ou nenhuns.
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

17/5/2018, 11:11
Há aqui ideias que até podiam ser boas, mas são impossíveis de implementar, pela simples razão de que, acima de tudo, todas as organizações pretendem maximizar o lucro que obtêm na organização de provas.

É óbvio que isto são provas a mais, ainda por cima num país tão pequeno como o nosso...
No estado em que está, é fácil um atleta/equipa escolher as provas mais acessíveis, onde supostamente estarão menos concorrentes pelos 1º lugares e andar a lutar pelo campeonato sem nunca enfrentar os adversários directos. Não faz também sentido algum ter provas a contar para o mesmo campeonato no mesmo fim-de-semana (como acontece com UTSM e EGT) ou fins-de-semana seguidos.

Num cenário ideal, numa época desportiva haveriam 3 ou 4 provas de endurance, umas 8 a 10 ultras e 18 a 20 até aos 42km. Isto daria tempo para os atletas recuperarem entre provas, reduziria os custos de atletas/equipas que querem fazer os campeonatos e, aumentaria a competitividade porque havia mais confronto entre os melhores.

Estes 2 últimos pontos deviam também ser preocupação da ATRP: proteger os atletas de sobrecarga de provas (eu sei que ninguém obriga ninguém a fazer tudo, mas já se sabe como o pessoal é...), aumentar a competitividade dos campeonatos (vemos alguns dos nossos melhores atletas a competir em Espanha, porque será???) e, promover 1 mês de defeso competitivo sem provas. Mas nisto tudo, com redução de provas, haveria um contra: redução também dos patrocínios e, dos lucros.
Portanto, estou em crer que a curto prazo, pelo menos enquanto houver toda esta loucura em volta do trail, nada irá mudar...
avatar
Jmap
Membro nível 2
Posts : 237
Join date : 30/03/2018
Age : 34
Location : Aveiro

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

17/5/2018, 11:48
Sim neste momento o trail está na fase social, ou seja, fase do Instagram/Facebook. Como exemplo vê-se cada vez mais preocupação em promover os fotógrafos e as ofertas que vão existir para os participantes nas provas do que propriamente se os trilhos e o percurso em si são bons :P

Posso dizer alguns do top do Ultra porque é as provas que tenho feito mais e do campeonato de trail pelo menos sei os principais porque vou seguindo. Mas mesmo aí como o regulamento prevê que contem as provas dos últimos 12 meses vai estar sempre a mudar à medida que as provas do ano passado vão perdendo a validade :) A competitividade também penso que se perdeu bastante com tantas provas e mesmo nas mais "famosas" não tem aparecido tanta gente principalmente com a existência este ano do campeonato skyrunning. Posso comprovar isso no meu caso em que, correndo há menos de 2 anos regularmente, tenho feito top 10 nas ultras em que só vejo 2 ou 3 nomes de atletas de competição a nível nacional na prova e sei que se fosse o ano passado ou com os melhores atletas nacionais provavelmente nem ficava nos 30 primeiros.

Quanto às provas vão sempre existir demasiadas provas enquanto estiver na moda e der lucro. 
Penso que uma forma de gerir isso era mesmo seleccionar apenas algumas para serem campeonato/ranking separando-as tendo em conta um mínimo para a saudável recuperação entre elas dependendo da distância. 
Por outro lado isso também prejudica a dispersão de provas por exemplo se colocarem provas na Madeira/Açores, Bragança/Algarve para as pessoas terem de se deslocar fica muito caro e já têm de ir no dia anterior para não acordar demasiado cedo por exemplo. Aí teria de intervir alguns apoios na deslocação/alojamento por parte das provas aos atletas que fossem competir realmente e tivessem um mínimo de resultados por exemplo.
avatar
Outer
Membro nível 4
Posts : 690
Join date : 28/09/2017
Location : Gaia

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

18/7/2018, 09:51
Podia ser interessante este tema para um forum em direto. Fica a sugestão
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

17/8/2018, 14:35
Tal como referi anteriormente, porque não seguir o exemplo de quem faz bem!
Basta atravessar a fronteira e ver as diferenças... Em Espanha, toda a atividade de Trail Running é da RFEA Real Federação Espanhola de Atletismo. este organismos é que tem como responsabilidade organização de campeonatos e respectivos calendários, fiscalização e supervisão de provas, selecção nacional de trail, bem como interlocutor directo com a ITRA.
Talvez seja por isso que os resultados são conhecidos de todos.
Agora façam contas... Penso que o resultado é óbvio! Há demasiados interesses, demasiados nomes e entidades! Enfim... Somos TUGAS! Tudo dito.
avatar
claudiof
Membro nível 1
Posts : 5
Join date : 10/05/2018

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

20/8/2018, 14:22
Outer escreveu:Podia ser interessante este tema para um forum em direto. Fica a sugestão

Pegando na sugestão do Outer, deixo também o desafio para tentarem uma entrevista/directo com alguns dos principais players (equipas e/ou atletas) juntamente com alguém da ATRP.
avatar
Outer
Membro nível 4
Posts : 690
Join date : 28/09/2017
Location : Gaia

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

22/8/2018, 10:15
claudiof escreveu:
Outer escreveu:Podia ser interessante este tema para um forum em direto. Fica a sugestão

Pegando na sugestão do Outer, deixo também o desafio para tentarem uma entrevista/directo com alguns dos principais players (equipas e/ou atletas) juntamente com alguém da ATRP.

Agora só depende dos responsáveis do forum decidirem. Acho que seria um tema "fraturante"
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

22/8/2018, 15:46
Vocês querem é barulho!!
avatar
Jmap
Membro nível 2
Posts : 237
Join date : 30/03/2018
Age : 34
Location : Aveiro

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

22/8/2018, 17:38
Era bastante interessante mas parece uma utopia porque não estou a ver sequer um dos principais players que se refere a aceitar ter essas discussões no Facebook em praça pública :)
Conteúdo patrocinado

Discussão: Competições ATRP - O que mudavam? Empty Re: Discussão: Competições ATRP - O que mudavam?

Ver o tópico anteriorIr para o topoVer o tópico seguinte
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos