Xtrail
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troque por este:
Ver o tópico anteriorIr para baixoVer o tópico seguinte
Os amigos do Trail
Membro nível 1

Escolha de Relogio GPS Empty Escolha de Relogio GPS

29/9/2017, 07:14
na vossa opnião quais são as caracteristica que um relogio desportivo com GPS deve ter??
marcas e modelos que aconselham?
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Escolha de Relogio GPS Empty Re: Escolha de Relogio GPS

29/9/2017, 09:42
as caracteristicas mais importantes serão a autonomia e a qualidade do GPS
Quanto a marcas, já tive um Garmin e agora tenho Suunto, e este último é melhor em tudo
Sillex
Sillex
Membro nível 4
http://www.farmaceuticocorredor.com

30/9/2017, 18:00
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Concordo com o Paulo na questão da autonomia e qualidade do GPS mas ainda acrescento a velocidade de ligação aos satélites. Não há nada pior, para mim, que sair de casa e ter o relógio uns 5 minutos à procura de sinal. Eu utilizo o TomTom Runner 2 e estou extremamente satisfeito.
Sousa
Membro nível 1

30/9/2017, 18:55
O TomTom Spark 3 Cardio + musica que foi considerado o melhor relogio GPS deste ano pode ser uma boa escolha
Fanfas
Fanfas
Membro nível 2

30/9/2017, 21:37
Alem do que já foi dito, é importantes as funcionalidades que tem ao nivel dos planos de treino
Os amigos do Trail
Membro nível 1

2/10/2017, 11:57
Da geonaute alguem tem algum? Vi na decathlon com uns preços simpaticos mas fiquei na duvida se são fiaveis
Lebre
Lebre
Membro nível 2

6/10/2017, 22:16
Não tenho conhecimento se a geonaute é de fiar
Se procuras preço pode ser uma boa opção
Lá na Decathlon podes experimentar e ver se tem funções suficientes para o que queres
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5

9/10/2017, 10:50
dos mais baratos, há muito pessoal com o a-rival
dá uma vista de olhos
Lebre
Lebre
Membro nível 2

11/10/2017, 00:19
Essa marca desconheço
Vou pesquisar
Agradecido!
nunoc79
Membro nível 1

16/10/2017, 17:37
Eu uso um "tomtom runner 3 cardio gps" e estou extremamente satisfeito. É multisport, o que é porreiro para quem pratica outros desportos. Tem modo ciclismo, natação, ginásio, passadeira, etc..
Permite seguir trilhos, fazendo upload dos mesmos para o relógio, que é essencial para mim.

A autonomia é que me parece que não será suficiente para quem faz provas muito longas, penso que não durará mais que umas 7/8 horas, com o cardio e o gps ativos.
Fanfas
Fanfas
Membro nível 2

16/10/2017, 19:08
A autonomia é o grande problema da maior parte do relogios
Sillex
Sillex
Membro nível 4

25/10/2017, 13:51
nunoc79 escreveu:Eu uso um "tomtom runner 3 cardio gps" e estou extremamente satisfeito. É multisport, o que é porreiro para quem pratica outros desportos. Tem modo ciclismo, natação, ginásio, passadeira, etc..
Permite seguir trilhos, fazendo upload dos mesmos para o relógio, que é essencial para mim.

A autonomia é que me parece que não será suficiente para quem faz provas muito longas, penso que não durará mais que umas 7/8 horas, com o cardio e o gps ativos.

Habitualmente, quem faz provas longas acaba por ter a necessidade de carregar o relógio uma hora ou duas no abastecimento principal. Eu reparei nisso este fim de semana no UTAX.  :)
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5

25/10/2017, 17:26
Sillex escreveu:
nunoc79 escreveu:Eu uso um "tomtom runner 3 cardio gps" e estou extremamente satisfeito. É multisport, o que é porreiro para quem pratica outros desportos. Tem modo ciclismo, natação, ginásio, passadeira, etc..

Habitualmente, quem faz provas longas acaba por ter a necessidade de carregar o relógio uma hora ou duas no abastecimento principal. Eu reparei nisso este fim de semana no UTAX.  :)

No saco da base de vida, um powerbank e o cabo do relogio.
Quando la chegas metes a carregar, e se tiveres de arrancar, metes a powerbank num dos bolsos da mochila e o relogio preso na alça - por exemplo numa Salomon por cima dos flasks.
Problema resolvido ;)
Lebre
Lebre
Membro nível 2

25/10/2017, 22:19
Nunca tinha pensado nessa solução do powerbank
Bem visto
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5

25/11/2017, 15:26
E pronto, como a próxima época está definida para Ultra desafios ( circuito Ultra e Endurance), digam Olá ao meu novo Suunto Spartan Ultra!! Escolha de Relogio GPS 21324610
Outer
Membro nível 4

25/11/2017, 15:43
Estás muito bem equipado. Bem fixe
Sillex
Sillex
Membro nível 4

27/11/2017, 10:03
Gosto imenso!
Sergio M
Membro nível 1

27/11/2017, 21:20
Ficava bem no meu pulso
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5

28/11/2017, 10:19
Já tinha andado a testar durante uns tempos o Spartan Sport Wrist HR, mas o Ultra tem ali qualquer coisa que faz toda a diferença, a começar pelo design.
Destaco os seguintes pontos do relógio:
- duração da bateria com GPS ligado
- facilidade na utilização das funcionalidades no ecrã touch
- resolução do display ( TOP TOP )
- altímetro
- software ( tem vindo a ser bastante melhorado, agora até dá avisos de tempestade e permite monitorizar o sono )
Oriana Marques
Oriana Marques
Membro nível 2

13/2/2018, 22:57
Eu tenho o tomtom runner 3 e só tenho um senão, no cardio nao me aparece as bpm, as definições estão todas direitas. Estou a aguardar umas resposta por parte da tomtom. 
De resto estou satisfeita, tem alturas que demora a detetar outras que é rapidinho. tem o bem de dar para por trilhos
brunoyz
Membro nível 2

14/2/2018, 09:07
Ora viva 
Eu tenho o Garmin Forerunner 225 e estou bastante satisfeito, boa autonomia, apanha satélites muito rápido, nunca perdi parte de trajectos como alguns que conheço, batimentos cardíacos no pulso, não precisa de fita, controla horas de sono e é multi desportos (Natação, ciclismo, corrida e caminhadas) 

Aqui fica uma review:

https://www.youtube.com/watch?v=9YoRXwDW77o

Mas a minha próxima aquisição é sem duvida um suunto.
Sillex
Sillex
Membro nível 4

14/2/2018, 09:21
Oriana Marques escreveu:Eu tenho o tomtom runner 3 e só tenho um senão, no cardio nao me aparece as bpm, as definições estão todas direitas. Estou a aguardar umas resposta por parte da tomtom. 
De resto estou satisfeita, tem alturas que demora a detetar outras que é rapidinho. tem o bem de dar para por trilhos

Eu tenho um modelo semelhante e aparece-me as bmp sem problema. ;)
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5

14/2/2018, 10:00
Oriana Marques escreveu:Eu tenho o tomtom runner 3 e só tenho um senão, no cardio nao me aparece as bpm, as definições estão todas direitas. Estou a aguardar umas resposta por parte da tomtom. 
já experimentaste fazer um reset / repôr as definições de fábrica? Reinstalar o software talvez?
Heitor Narciso
Heitor Narciso
Membro nível 2

14/2/2018, 10:59
Paulo Silva escreveu:dos mais baratos, há muito pessoal com o a-rival
dá uma vista de olhos
Eu tenho um á dois anos e só posso falar bem...relação preço/qualidade não deve haver melhor...

dá uma vista de olhos nesta review:
http://corremais.paulopires.net/2013/04/a-rival-spoq-sq-100-um-relogio-para.html
Site do fabricante:
http://www.a-rival.de/de/outdoor
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador

14/2/2018, 13:36
Paulo Silva escreveu:Já tinha andado a testar durante uns tempos o Spartan Sport Wrist HR, mas o Ultra tem ali qualquer coisa que faz toda a diferença, a começar pelo design.
Destaco os seguintes pontos do relógio:
- duração da bateria com GPS ligado
- facilidade na utilização das funcionalidades no ecrã touch
- resolução do display ( TOP TOP )
- altímetro
- software ( tem vindo a ser bastante melhorado, agora até dá avisos de tempestade e permite monitorizar o sono )
Gosto dos Suunto, só ainda não mudei de Garmin para Suunto apenas pelo factor software...
Nesse campo, e como sempre fui pessoa de gadgets, a falta de integração com APPs do talemóvel, e com outros softwares deixa a desejar. mas isto é minha opinião pessoal! Acho que ainda precisam de crescer um bom bocado para acompanhar a Garmin neste campo.
Outro aspecto que também deveria ser desenvolvido é a possibilidade criar treinos no relógio, sem recorrer a plataforma no PC (outras marcas já o permitem) - Penso que este facto ainda continua ou estarei errado?
Agora como máquina, é um relógio que me agrada muito, e que ainda pondero adquirir!!
Oriana Marques
Oriana Marques
Membro nível 2

14/2/2018, 20:45
Paulo Silva escreveu:
já experimentaste fazer um reset / repôr as definições de fábrica? Reinstalar o software talvez?

Reinstalar  o software não, com o reset continuou igual.
Heloise
Heloise
Membro nível 1

Escolha de Relogio GPS Empty TomTom Adventurer

17/4/2018, 14:56
Eu tenho o TomTom Adventurer há um ano e estou satisfeita com a escolha.
Possui altímetro (na altura só o Fénix tinha, mas com um preço nada "interessante") e a bateria tem sido mais que suficiente para as distâncias que tenho feito em provas (até 32km)
Com a leitura do ritmo cardíaco no pulso fica mais fácil controlar os treinos (com cinco zonas de ritmo cardíaco definidas) e posso fazer upload de novos percursos.
Na altura aproveitei uma promoção da Sport Zone e comprei-o pelo preço de um Runner 3 (a Decathlon fez-me o mesmo preço da Sport Zone - 149€)

Uns tempos depois ofereceram-me um A-rival SQ-100, esse sim, com uma bateria fora de série, mas com dois pequenos contras:
- o tamanho do relógio (no meu pulso fica enorme, mas gosto de usá-lo nos treinos intervalados, porque permite definir vários intervalos diferentes ao longo do mesmo treino)
- é preciso ligar ao pc para fazer download do treino ou prova e depois passar para o Strava (com o TomTom é só conectar ao telemóvel...)

Em jeito de conclusão, pelo preço que paguei, o TomTom foi sem dúvida a escolha acertada :)
Hugo Duarte
Hugo Duarte
Admin
https://www.facebook.com/staminafreetrail/

17/4/2018, 15:57
@Heloise

Pela review elaborada, atribuímos-te:

Escolha de Relogio GPS Plus10
5 #pontos_extra
henrique
henrique
Membro nível 2

18/4/2018, 08:16
Vê o tópico Garmin Forerunner 235. Tem algumas considerações e sugestões interessantes para relógios daquela gama.
Jmap
Membro nível 2

18/4/2018, 12:37
Já tive 2 tipos de relógios ambos da Garmin que é os que posso falar: 

Vivoactive HR (em 2015-2016)

Foi o meu primeiro relógio em que estava mais virado para o ginásio e quis um relógio que supostamente daria para tudo o que era actividade física. Dava umas corriditas ao fim de semana de 10km e durante a semana ia para o ginásio. 

Vantagens: 
- Bom GPS
- Preço aceitável para as características
- Sensor de pulso para as corridas recreativas para quem não quer grande precisão dos batimentos e aceita uns erros. 
- Nunca tive grandes problemas para apanhar o sinal
- Autonomia também era boa
- Consegui vender posteriormente a um bom preço uma vez que não desvalorizou no espaço de 1 ano e tal que o tive

Desvantagens: 
- Como qualquer sensor de pulso os valores não são os melhores principalmente em picos como séries ou no ginásio a usar as máquinas e mover os braços
- O GPS não é tão certo como os de gama alta apesar de para quem faz corridas de 10-20km e não faça ultras em trails não se note tanto. 
- A bateria serve para o dia a dia mas para Ultras de longas horas não é suficiente

Fenix 5X (2017-2018) 

Quando deixei o ginásio e apanhei o vicio da corrida e sabia que ia continuar nessa fase e não costumo ser de manias durante apenas 1 mês ou 1 ano decidi investir em algo mais dedicado, vi o garmin 235 que era o ideal para mim mas como fui poupando com os treinos / corridas porque se acaba por não comer tanto fora, levar comida para o trabalho, gerir alimentação por casa e sem noitadas acaba por surgir um dinheiro extra e como não havia muito que investir decidi comprar algo bom que ao mesmo tempo desse para usar no trabalho com uma camisa (coisa que o vivoactive HR de plástico não ficava tão bem :P ). 

Surgiu assim o Fenix 5X que apanhei a boa promoção e preferi pagar a diferença que comprar o Fenix 3 HR que era a outra opção e ir desvalorizando mais também que em dinheiro quer em software e updates. 

Vantagens: 
- O GPs e altimetria têm-me dado bastante consistentes com o descrito pela organização, que acaba por ser essencial para gerir provas Ultras por exemplo.
- A autonomia é excelente quando comparado com o Fenix 3 por exemplo
- Ter mapas internos ajuda-me porque sou um nabo a orientar-me e quando vou sozinho fazer um trail livre sem percurso muitas vezes já me ajudou a regressar ao ponto de partida de forma eficiente a ver as estradas ou rios em redor. Permite fazer o percurso inverso ou mesmo criar um novo percurso mais rápido possível para o local onde se começou a actividade. 
- O sensor de batimentos não é tão fiável em trail dando valores sempre muito altos e no ginásio muito baixos mas costuma ser melhor que o anterior no cycling onde não se mexe muito o braço e em corridas longas constantes sem picos. Daí também usar a banda por querer valores consistentes principalmente nas séries. 
- A app da garmin e o site são bastantes intuitivos e como gosto de ver os valores todos e analisar dados, quanto mais informação o relógio der mais gosto e este dá muitas ( cadência/oscilação vertical com a banda da garmin (tem ajudado a melhorar a minha técnica de corrida que era péssima))
- Permite programar treinos e descarregar treinos e medir bem as zonas em que se corre para evoluir em vez de ser por "sensações" (este ponto considero mais importante quando se tem a banda, senão é um bocado arriscar o que o ritmo do pulso der).
- Look bom para quem trabalha numa empresa e necessite de usar camisa e dar um ar mais profissional sem andar a trocar de relógios e usar apenas para treino. 
- A possibilidade de ter o tempo no mostrador de relógio e uns widgets são "mariquices" extra para atletas (exepto os widgets para trail que pessoalmente têm dado imenso jeito para ver o D+ e D- por exemplo) mas que gosto da possibilidade de ter :) 
- Serviço da Garmin também foi muito bom da única vez que usei, a minha bracelete (que tem um pvp de 50 euros) ficou com uma pequena folga e enviaram outra sem problemas
- Nunca me encravou ou deu problemas de performance a nível de hardware o que aconteceu no vivoactive e perder uma actividade ou parar a meio e reiniciar é a pior experiência possível. 

Desvantagens: 
- O sensor já referido no pulso não é dos melhores mas para quem quer mesmo medir o desempenho vai ter sempre de ter fita.
- O preço... É daqueles luxos que se paga uma vez de anos em anos, mas por outro lado pode acontecer como o meu anterior e se for bem cuidado e houver sorte de não riscar depois pode-se vender em 2ª mão por um bom preço e recuperar boa parte do investimento dado não desvalorizar tanto como os relógios mais baratos. 

Conclusão: 
Para quem pode investir penso que o Fenix 5X é o topo de gama que até agora não me desiludiu pelo preço que paguei, e a tendência nesses casos a desilusão se a qualidade não for boa é muito grande :) Para quem não possa ir para essa gama de valores aconselho a amigos o 235, ou agora com o fenix 5X o fenix 3 HR também é uma óptima escolha com as promoções que já vi surgirem nos últimos meses. 

Isto porque estamos num fórum de trail e estou a aconselhar para corridas especificamente. Os que referi (235, Fenix 3 HR, Fenix 5X) são os ideais para quem se quer dedicar apenas a isso como eu, no caso dos relógios da Garmin que é o que posso falar por experiência e que investiguei quando quis comprar um ou renovar o antigo :)
Hugo Duarte
Hugo Duarte
Admin
https://www.facebook.com/staminafreetrail/

18/4/2018, 23:03
@jmap

Pela review elaborada, atribuímos-te:

Escolha de Relogio GPS Plus10
#pontos_extra
Neukomer
Neukomer
Membro nível 2

11/6/2019, 10:28
Que opinião têm do relógio suunto ambit 3?
Consideram uma boa escolha?
André Dias
André Dias
Moderador

26/6/2019, 09:20
Neukomer escreveu:Que opinião têm do relógio suunto ambit 3?

Tenho um Suunto Ambit 3 Peak há quase 5 anos... só tive que mudar pulseira, a original partiu.

Uso diariamente, considero um bom relógio, com características únicas para a época em que foi lançado.

Teve a ultima atualização do firmware em Junho de 2017.

No entanto na gama Ambit 3 existem vários modelos. Por isso há que ter atenção às diferenças entre eles, por exemplo no Peak destaco a autonomia da bateria de 50 horas.

A questão da duração da bateria será ainda mais importante no caso das ultras para ter relógio a prova toda :)

O relógio não tem medidor cardíaco incorporado e usa uma banda de peito.

Dito isto, é de ponderar se os relógios mais recentes podem ser alternativa.
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5

26/6/2019, 23:26

Usei durante 2 anos um Ambit 3 Sport, e ainda o tenho na gaveta!!
Relógio muito fiavel, com excelente qualidade de material e GPS. Deixou de dar para mim a partir do momento que passei a fazer principalmente provas de Endurance e Ultras; a bateria dura entre 10 a 12h

Actualmente dessa série, o único modelo que ainda valerá a pena devido à sua autonomia será o Peak, mas tendo em atenção que é um modelo descontinuado e já sem suporte;há 2 anos que teve a última actualização de software.

Minha opinião, é que no mínimo a investir, escolher o novo Suunto 5, ou então ir para o 9. A opção Spartan Ultra também não é má, partilha o mesmo software dos outros mencionados e vai ter suporte ainda durante bastante tempo, e és capaz de já o conseguir por preços simpáticos. A nível de autonomia já consegui 20h com o meu, e se o precisares de carregar com um powerbank durante uma prova carrega bastante rápido
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5

26/6/2019, 23:29
André Dias escreveu:

Tenho um Suunto Ambit 3 Peak há quase 5 anos... só tive que mudar pulseira, a original partiu.

Uso diariamente, considero um bom relógio, com características únicas para a época em que foi lançado.

No entanto na gama Ambit 3 existem vários modelos. Por isso há que ter atenção às diferenças entre eles, por exemplo no Peak destaco a autonomia da bateria de 50 horas.

A questão da duração da bateria será ainda mais importante no caso das ultras para ter relógio a prova toda :)

Atenção que esta autonomia não é com o GPS definido para a melhor qualidade e com intervalos de gravação do track maiores.
Retirado do site da Suunto:
[th]In time mode[/th][th]Training mode with GPS[/th]
30 days
20, 30, 200 h
André Dias
André Dias
Moderador

27/6/2019, 10:16
Paulo Silva escreveu:
André Dias escreveu:

Atenção que esta autonomia não é com o GPS definido para a melhor qualidade e com intervalos de gravação do track maiores.
Retirado do site da Suunto:

[th]In time mode[/th][th]Training mode with GPS[/th]
30 days
20, 30, 200 h

Correto, a duração da bateria depende de como o Suunto Ambit3 Peak é usado e em que condições. 
Consoante a precisão selecionada para o GPS, maior precisão GPS maior consumo de energia, dai resulta menor duração da carga.

A ligação a sensores, a ligação ao telemóvel ou o uso em temperaturas baixas, por exemplo, reduzem a duração de uma carga.

Quando destaquei a duração da bateria do Ambit3 Peak era por comparação com outros modelos Ambit3, para exemplificar também teria outras diferenças por exemplo no Ambit3 Sport a altitude usa GPS, já no Peak há o barómetro.

Acrescentaria também que em geral, a capacidade das baterias recarregáveis diminui ao longo do tempo, no meu com 5 anos já o tenho que carregar mais frequentemente.
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador

27/6/2019, 11:14
Paulo Silva escreveu:

Usei durante 2 anos um Ambit 3 Sport, e ainda o tenho na gaveta!!
Relógio muito fiavel, com excelente qualidade de material e GPS. Deixou de dar para mim a partir do momento que passei a fazer principalmente provas de Endurance e Ultras; a bateria dura entre 10 a 12h

Actualmente dessa série, o único modelo que ainda valerá a pena devido à sua autonomia será o Peak, mas tendo em atenção que é um modelo descontinuado e já sem suporte;há 2 anos que teve a última actualização de software.

Minha opinião, é que no mínimo a investir, escolher o novo Suunto 5, ou então ir para o 9. A opção Spartan Ultra também não é má, partilha o mesmo software dos outros mencionados e vai ter suporte ainda durante bastante tempo, e és capaz de já o conseguir por preços simpáticos. A nível de autonomia já consegui 20h com o meu, e se o precisares de carregar com um powerbank durante uma prova carrega bastante rápido

Mesmo Suunto não sendo a minha praia, concordo com o Paulo, penso que fará mais sentido investir num equipamento mais recente como o Suunto 5.
Quer pelas questões de atualizações, como de performance o Suunto 5 tem uma boa relação custo/benefício. Neste momento o Suunto5 está com um PVR de 329,00€, e o Ambit 3 Peak consegues encontrar entre os 210,00€ e 230,00€. Tens de analisar se essa poupança de 100,00€ não te ficará mais cara em pouco tempo!

Quanto ao Suunto 9, tive a oportunidade de experimentar o mesmo, durante um par de semanas, e foi difícil encontrar ponto negativos sobre o relógio. Aqui autonomia é coisa que não te faltará, e para o dia a dia nem te vais lembrar de o carregar! O preço justifica-se tendo em conta que é o modelo Premium da marca.

Segue abaixo alguma informação sobre Suunto 5 disponibilizada pela Suunto

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anteriorIr para o topoVer o tópico seguinte
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos