Xtrail
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troque por este:
Ver o tópico anteriorIr para baixoVer o tópico seguinte
Fanfas
Fanfas
Membro nível 2
Posts : 195
Join date : 25/09/2017
Location : Aveiro

Material de compressão  Empty Material de compressão

5/11/2017, 16:47
Agora está um pouco na moda o pessoal usar material de compressão como meias, calções, manguitos, etc
Li em alguns sites que algumas pessoas são intolerantes à compressão.
O que acham, convosco funciona?
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

5/11/2017, 21:50
Já entrei nessa moda: camisola toda XPTO de compressão da Salomon, calções, meias Compressport, etc
Minha opinião: não traz bebefício, não melhora o desempenho nem reduz o cansaço.
Eventualmente, depois de provas mais longas coloco as meias de compressão para ajudar na recuperação, mas durante deixei de usar; quanto menos melhor!
Deixo aqui uma questão: quantos dos atletas de elite PT e mundial, usam material de compressão? Porque será?! ;)
Sillex
Sillex
Membro nível 4
Posts : 682
Join date : 26/09/2017
Age : 32
http://www.farmaceuticocorredor.com

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

5/11/2017, 22:42
Já experimentei e não acho que faça grande efeito durante a corrida mas para recuperação acho que deixa os músculos mais relaxados.
Sillex
Sillex
Membro nível 4
Posts : 682
Join date : 26/09/2017
Age : 32
http://www.farmaceuticocorredor.com

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

5/11/2017, 22:43
paulo silva escreveu:Já entrei nessa moda: camisola toda XPTO de compressão da Salomon, calções, meias Compressport, etc
Minha opinião: não traz bebefício, não melhora o desempenho nem reduz o cansaço.
Eventualmente, depois de provas mais longas coloco as meias de compressão para ajudar na recuperação, mas durante deixei de usar; quanto menos melhor!
Deixo aqui uma questão: quantos dos atletas de elite PT e mundial, usam material de compressão? Porque será?! ;)

Concordo perfeitamente com o que dizes relativamente aos atletas de elite! Aqueles que utilizam são por serem patrocinados, digo eu.
Fanfas
Fanfas
Membro nível 2
Posts : 195
Join date : 25/09/2017
Location : Aveiro

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

6/11/2017, 09:50
yah os grande atletas usam material de compressão porque são obrigados pelas marcas
No meu caso tenho intolerância à compressão e decidi recentemente mudar as meias que tinha para outras normais
avatar
Miguel Teixeira
Membro nível 1
Posts : 4
Join date : 23/11/2017

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

23/11/2017, 23:04
Para mim a questão será mais pelo material usado.. ja usei perneiras e deixei porque me sentia desconfortavel tenho calcao da Kalenji e apos 4 ou 5 horas de prova sinto desconforto no entanto tenho uns da Compressport e devo dizer que já não consigo fazer provas grandes sem eles... tenho os quadriceps muito grandes e este calção apoio mas sem esmagar ao contrario dos da kalenji.
avatar
Outer
Membro nível 4
Posts : 690
Join date : 28/09/2017
Location : Gaia

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

30/11/2017, 08:33
De momento apenas uso meias de compressão para recuperar pós treinos
Sillex
Sillex
Membro nível 4
Posts : 682
Join date : 26/09/2017
Age : 32
http://www.farmaceuticocorredor.com

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

30/11/2017, 09:07
Outer escreveu:De momento apenas uso meias de compressão para recuperar pós treinos

Usas só para recuperar ou também usas nos treinos?
henrique
henrique
Membro nível 2
Posts : 133
Join date : 11/10/2017
Age : 51
Location : Santar - Nelas

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

15/12/2017, 23:39
Ainda n há mt tempo precisava de comprar uns calções e estava na dúvida entre uns tradicionais e compressão.
Investiguei e o que cientificamente está provado é que a compressão por si só não melhora o rendimento, mas sim reduz o gasto energético necessário para o retorno sanguíneo. Agora a quantificação dessa energia é que não consegui descobrir. provavelmente uma mili ou micro gramas que a este nível serão indiferentes.
Eu uso meias de compressão, porque me dão imenso jeito ao protegerem-me  as pernas de bater diretamente contra giestas, tojo e restante vegetação durante as provas. Tirando isso, não noto diferença nenhuma.
...E optei pelos calções tradicionais
avatar
Outer
Membro nível 4
Posts : 690
Join date : 28/09/2017
Location : Gaia

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

17/12/2017, 09:48
As meias que tens usas para recuperar
henrique
henrique
Membro nível 2
Posts : 133
Join date : 11/10/2017
Age : 51
Location : Santar - Nelas

Material de compressão  Empty Material de compressão

6/3/2018, 22:01
À cerca de 1 ano, precisava de comprar uns calções e questionei-me sobre adquirir um calções de compressão idênticos aos citados. Andei a pesquisar sobre a compressão e
acabei por comprar uns sem compressão.
Micael Marques
Micael Marques
Membro nível 1
Posts : 10
Join date : 03/03/2018
Location : Aveiro

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

6/3/2018, 23:05
henrique escreveu:À cerca de 1 ano, precisava de comprar uns calções e questionei-me sobre adquirir um calções de compressão idênticos aos citados. Andei a pesquisar sobre a compressão e
acabei por comprar uns sem compressão.
E porque tomou essa opção? Já agora posso saber quais comprou e qual a sua opinião sobre os mesmos?
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

6/3/2018, 23:17
Porque queres uns calções com compressão??
Micael Marques
Micael Marques
Membro nível 1
Posts : 10
Join date : 03/03/2018
Location : Aveiro

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

6/3/2018, 23:24
Paulo Silva escreveu:Porque queres uns calções com compressão??
Aconselharam-me a usar devido às caimbras e dores musculares, disseram-me que ajudava. ( Pode ser completamente errado, daí as minhas dúvidas )
Carlos Veloso
Carlos Veloso
Membro nível 2
Posts : 135
Join date : 13/10/2017
Location : Mogadouro

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

7/3/2018, 21:02
Comecei recentemente a usar um calção de compressão que a meu ver baixa a minha fadiga nos músculos.
Com o tempo irei perceber se ajuda
henrique
henrique
Membro nível 2
Posts : 133
Join date : 11/10/2017
Age : 51
Location : Santar - Nelas

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

7/3/2018, 21:35
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Nas pesquisas que fiz (com fontes fidedignas e outras com meras opiniões), aprendi que a compressão não altera o rendimento. A compressão ajuda no retorno do sangue venoso ao coração. Esse facto traduz-se numa economia de energia para a realização dessa função. Agora é necessário verificar se essa energia economizada (já não me lembro da quantificação, mas é um valor baixo) tem influência no rendimento do cada atleta. Para atletas do meu (nosso?) nível é um valor que não afeta em nada a prestação numa prova de 20 ou 30 km. É equivalente a preferir umas sapatilhas em vez outras por serem 50 gr mais leves. Fará certamente diferença para um Usain Bolt e outros que tais. Para mim será a mesma coisa. É claro que o efeito "placebo" tb entra na equação e se achas que isso ajuda... Força.
Tb li algures (mas acho k sem fundamento cientifico) que a compressão pode agravar as caimbrãs.
Eu uso as meias de compressão para me proteger de silvas, tojos, paus e outras coisas que nos incomodam ao bater nas pernas. Diferença de prestação nunca notei.
Acabei por comprar uuns de licra, justos ao corpo e com bolso frontal. Parecidos aos que estão na imagem mas sem compressão.
avatar
pemartins
Membro nível 1
Posts : 7
Join date : 28/09/2017

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

7/3/2018, 23:25
Preciso de ajuda na escolha de tamanho em calções de compressão.
Experimentei uns calções de compressão da Decathlon onde existem os tamanhos 60-70kg e 70-80kg. Eu tenho +-64kg mas a coxa bem musculada, 52cm de diametro na zona mais forte, devido a alguns anos de prática e ciclismo. O que acontece é que o tamanho mais pequeno é muito apertado e custa-me acreditar que consiga correr com eles. Será normal ser assim tão apertado ou devo optar pelo tamanho seguinte?
Sillex
Sillex
Membro nível 4
Posts : 682
Join date : 26/09/2017
Age : 32
http://www.farmaceuticocorredor.com

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

1/10/2018, 14:37
henrique escreveu:Nas pesquisas que fiz (com fontes fidedignas e outras com meras opiniões), aprendi que a compressão não altera o rendimento. A compressão ajuda no retorno do sangue venoso ao coração. Esse facto traduz-se numa economia de energia para a realização dessa função. Agora é necessário verificar se essa energia economizada (já não me lembro da quantificação, mas é um valor baixo) tem influência no rendimento do cada atleta. Para atletas do meu (nosso?) nível é um valor que não afeta em nada a prestação numa prova de 20 ou 30 km. É equivalente a preferir umas sapatilhas em vez outras por serem 50 gr mais leves. Fará certamente diferença para um Usain Bolt e outros que tais. Para mim será a mesma coisa. É claro que o efeito "placebo" tb entra na equação e se achas que isso ajuda... Força.
Tb li algures (mas acho k sem fundamento cientifico) que a compressão pode agravar as caimbrãs.
Eu uso as meias de compressão para me proteger de silvas, tojos, paus e outras coisas que nos incomodam ao bater nas pernas. Diferença de prestação nunca notei.
Acabei por comprar uuns de licra, justos ao corpo e com bolso frontal. Parecidos aos que estão na imagem mas sem compressão.

Essa ideia de usar as meias de compressão para proteger das silvas e demais coisas que me deixam as pernas a parecer que fui alvo de um ataque de gatos assanhados s interessante.

Relativamente ao rendimento, acho que acaba por ter mais benefícios no final das provas, para melhorar o retorno venoso. Não sei se tem vantagem usar durante.
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

10/7/2019, 21:12
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Achei por bem partilhar mais um artigo sobre este tema
Conteúdo patrocinado

Material de compressão  Empty Re: Material de compressão

Ver o tópico anteriorIr para o topoVer o tópico seguinte
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos