Xtrail
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troque por este:
Ver o tópico anteriorIr para baixoVer o tópico seguinte
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Maratona

16/10/2017, 10:49
Outubro e Novembro são, em Portugal, meses da prova raínha do atletismo em Lisboa e Porto respectivamente, a Maratona e estrada com os seus 42195m

Quem aqui já fez a prova raínha?
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

16/10/2017, 10:53
Fiz ontem a minha 3ª maratona de estrada, a pior das 3..
No ano passado por exemplo, não fiz qualquer treino específico para a maratona e acabei bem.
A prova em que há dias em que simplesmente o corpo não quer, e quando ele não quer não dá mesmo..
Fanfas
Fanfas
Membro nível 2
Posts : 195
Join date : 25/09/2017
Location : Aveiro

Maratona Empty Re: Maratona

16/10/2017, 13:37
Parabéns pela concretização da maratona. O que correu mal?
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

16/10/2017, 14:10
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
não é fácil responder a essa pergunta!
há dias que por mais que tenhas treinado a coisa nunca irá correr bem.

a verdade é que apenas no último mês comecei a fazer treino mais focado na maratona, porque o meu foco competitivo é o trail, mas o treino estava cá, e baseado na minha experiência seria o suficiente (no ano passado não fiz um único treino para a maratona, e inclusivé na semana antes fiz 58k no Grande Trail Serra de Arga!!)
o objectivo a que me propus era seguir junto do balão das 3.30, o que daria para ir a um ritmo confortável de 5'. só que.... o que acontece é que, e vejo isso olhando agora para o ritmo que fiz em cada km, enquanto segui junto ao pacer os ritmos foram sempre mais altos, entre 4'40" e 4'50"!! um óptimo ritmo para a meia maratona, mas não para levar numa maratona. e o que aconteceu foi que quando cheguei ao km 25/26, fiz PUM, rebentei!! a partir daí fui já a custo, com alguns momentos a ter de ir a caminhar.

portanto, podem ter sido vários factores: o corpo que ontem não queria, excesso de confiança, o erro de quando vi que o pacer ia com ritmo mais elevado que o previsto ter continuado junto dele, etc etc
mas protno, isto é como tudo, temos de aprender com as experiências! esta já está feita apesar de tudo, e agora apontar o foco para o Trail do Zezere daqui a dias!!
Fanfas
Fanfas
Membro nível 2
Posts : 195
Join date : 25/09/2017
Location : Aveiro

Maratona Empty Re: Maratona

16/10/2017, 17:56
Por acaso a mim tambem aconteceu uma situação semelhante. Preparei-me para um prova durante 2 semanas (boa alimentação, hidratei-me q.b., treinei bue e descansei) Essa prova correu-me mal, tive dores nos musculos e fiz uma mau tempo. Passados umas semanas voltei e fiz o mesmo percurso, só que nada se assemelha à preparação que tive para a prova. Foi mais na descontra, tas a ver? Conclusão, nesse treino correu-me às mil maravilhas , sem dores e bom tempo. Explicação?? Não sei dar-te :)
avatar
Sousa
Membro nível 1
Posts : 43
Join date : 25/09/2017
Location : Ovar

Maratona Empty Re: Maratona

16/10/2017, 21:03
Talvez tenha uma resposta a isso: sob stress 
O vosso estado de espírito nas provas estava sereno ou tenso?
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

17/10/2017, 09:44
Sousa escreveu:Talvez tenha uma resposta a isso: sob stress 
O vosso estado de espírito nas provas estava sereno ou tenso?

eu tava sereno, sem stress algum
avatar
Os amigos do Trail
Membro nível 1
Posts : 32
Join date : 25/09/2017
Location : Cacém

Maratona Empty Re: Maratona

18/10/2017, 08:28
Pela descrição que fazes pode bem ter sido um excesso de confiança aliado com um ritmo bastante acelerado e dai teres quebrado na metade do percurso
Podia ter começado com um pace mais baixo e aumentares gradualmente à medida que ias sentindo o corpo a corresponder com o esforço
Há dias assim...
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

18/10/2017, 14:52
Os amigos do Trail escreveu:Pela descrição que fazes pode bem ter sido um excesso de confiança aliado com um ritmo bastante acelerado e dai teres quebrado na metade do percurso
Podia ter começado com um pace mais baixo e aumentares gradualmente à medida que ias sentindo o corpo a corresponder com o esforço
Há dias assim...
Sim, também acho que esses 2 factores foram determinantes.
Engraçado que já vi fotos desse pacer na parte final da prova, e ele chegou sozinho!! O pessoal que iam com a ideia das 3.30 rebentou, porque o ritmo era elevado para esse tempo!
Agora é olhar em frente, o Zezere é já daqui a dias!!!
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

20/10/2017, 16:55
Fica aqui o report da minha prova:
https://objectivo42k.blogspot.pt/2017/10/rocknroll-maratona-de-lisboa-2017.html

Já agora façam um Like na página ;)
https://www.facebook.com/objetivo42k/
Hugo Duarte
Hugo Duarte
Admin
Posts : 485
Join date : 25/09/2017
Location : Porto
https://www.facebook.com/staminafreetrail/

Maratona Empty Re: Maratona

28/10/2017, 14:09
As minhas felicitações pelo blog  que angariou o meu like
Quanto à maratona,  na minha perspectiva é que elevaste demasiado o ritmo inicial o que possivelmente  levou a uma quebra muscular e daí os gémeos terem cedido.
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

27/2/2018, 10:06
“Depois de 7 anos de sucesso, a parceria entre a Rock’n’Roll Marathons e o Maratona Clube de Portugal terminou. Desta forma, as provas EDP Maratona de Lisboa, a Meia Maratona Santander Totta e a Mini Maratona Vodafone já não fazem parte das Rock’n’Roll Marathon Series, passando a sua organização a ser totalmente da responsabilidade do Maratona Clube de Portugal.
Todas as informações sobre as provas e as respetivas inscrições estão disponíveis em www.maratonaclubedeportugal.com.
Despedimo-nos com uma palavra de agradecimento pelos 7 anos que passámos em conjunto e com a certeza que nos iremos encontrar no futuro.”
Fonte: runrocknroll.com/lisbon/

-------------------------------------------------------
Sinceramente não estranho. Eram demasiadas falhas, algumas delas básicas, para uma organização que apregos ter tanta experiência e uma prova que ostentava o título de Golden Race.
Provavelmente acabaram as t-shirts Adidas e lá vai o pessoal receber uma Makito!!!
Oriana Marques
Oriana Marques
Membro nível 2
Posts : 181
Join date : 30/01/2018
Location : Aveiro

Maratona Empty Re: Maratona

27/2/2018, 10:54
Sinceramente maratona de estrada assusta me um pouco, fico-me por agora pelas meias maratonas, mas um dia quem sabe.. dia 11 vamos a mais uma. 
No ano passado ainda fiz a rock n roll
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

27/2/2018, 10:57
Oriana Marques escreveu:Sinceramente maratona de estrada assusta me um pouco, fico-me por agora pelas meias maratonas, mas um dia quem sabe.. dia 11 vamos a mais uma. 
No ano passado ainda fiz a rock n roll
meias-maratonas, só tenho 1 feita!! (prova é claro!!)
se fazes 30k em trail também fazes a maratona. mete respeito é claro, mas é brutal, é a distância mítica
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Maratona Empty Re: Maratona

27/2/2018, 11:06
Para este ano 2 Meias Maratonas (Matosinhos e Porto) e a Maratona do Porto estão no programa de festas!!
Se houver ainda energias no final do ano, espero fazer a 1/2 Maratona do Gerês organizada pelo Carlos Sá!
Oriana Marques
Oriana Marques
Membro nível 2
Posts : 181
Join date : 30/01/2018
Location : Aveiro

Maratona Empty Re: Maratona

27/2/2018, 11:57
Paulo Silva escreveu:
Oriana Marques escreveu:Sinceramente maratona de estrada assusta me um pouco, fico-me por agora pelas meias maratonas, mas um dia quem sabe.. dia 11 vamos a mais uma. 
No ano passado ainda fiz a rock n roll
meias-maratonas, só tenho 1 feita!! (prova é claro!!)
se fazes 30k em trail também fazes a maratona. mete respeito é claro, mas é brutal, é a distância mítica

A minha maior distância para este ano é os 48 da serra amarela.
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

27/2/2018, 13:26
Oriana Marques escreveu:
Paulo Silva escreveu:
Oriana Marques escreveu:Sinceramente maratona de estrada assusta me um pouco, fico-me por agora pelas meias maratonas, mas um dia quem sabe.. dia 11 vamos a mais uma. 
No ano passado ainda fiz a rock n roll
meias-maratonas, só tenho 1 feita!! (prova é claro!!)
se fazes 30k em trail também fazes a maratona. mete respeito é claro, mas é brutal, é a distância mítica

A minha maior distância para este ano é os 48 da serra amarela.
Depois disso vens em Outubro a Lisboa fazer a maratona!!
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

27/2/2018, 19:33
No passado domingo decorreu em Sevilha a maratona, prova onde vão muitos portugueses.
Um amigo meu foi lá. Deixo aqui o relato que ele partilhou. Eu acho que ele devia ter desistido, ainda para mais já era a 8ª maratona dele. E vocês, na vossa opinião, o que faziam?

5 horas: o desporto é glória e fracasso.
Corri, no domingo, com o início de uma amigdalite. Desconhecia estar doente. Realmente, desde sexta-feira que sentia dores fortes na cabeça, na zona da testa, e a garganta estava arranhada. Mas nada a que desse grande importância.
Ao início da maratona, até me sentia bem disposto.
Arranquei, sempre a um ritmo certo de 5/Km, sem queixas.
Um excelente treino até aos 15 Km.
A partir dos 15 Km, começou a subir o inferno à terra.
Logo ali, comecei a ver aqueles quadradinhos desfocados, típicos da desidratação. Não conseguia engolir (nem água), pelo que rapidamente comecei a desidratar e a ficar sem açúcar no sangue.
Neste momento, o mais prudente seria simplesmente desistir.
Sucede que, da última vez, a minha desistência provocou uma onda de frustração entre os amigos. Decidi que não vos desiludiria outra vez e mergulhei no inferno. Por Vós, amigos.
Aos 21 Km, entrei num café, fruto de severas cólicas.
Mais à frente, descobri que o meu estômago aguentava Aquarius. Estranho milagre, este: um estômago que não tolera água, mas tolera uma das piores bebidas alguma vez inventadas. O certo é que a aquarius foi a minha salvação nos 20 Km seguintes.
Nesta altura, comecei com arrepios de frio. E o frio não mais me largou, nas 24 horas seguintes. Sempre com frio, muito frio. Caíram-me as primeiras lágrimas das muitas que verteria ainda.
Corria enquanto chorava. Respirava mal, pois tinha a garganta inflamada. No dia seguinte, no Hospital, descobri que estava com uma péssima taxa de oxigenação, equivalente à de um fumador.
Pelos 30 Km, antes da Plaza de España, num abastecimento, decidi parar e desistir. Já não aguentava as dores. Já tinha sido ultrapassado pelo balão das 4 horas e começava a ser alcançado pela malta do peso.
Encostei-me a uma árvore, levei os dedos à boca, vomitei e chorei copiosamente. E eis que, no passeio, dou de caras com um velhote em cadeira de rodas, olhando para mim, contemplativo.
Acenei-lhe com a cabeça e arranquei de novo.
A Plaza de España plena de gente, para grande vergonha minha. Mas eles não tinham vergonha. Não, eles gritavam-me ánimo, ánimo. E, ora correndo, ora caminhando, lá fui eu arrastando as minhas dores, náuseas, cólicas e tremores de frio, desidratado e sem açúcar no sangue.
Na Catedral, ainda tentei levar comigo um jovem desistente, mas ele recusou-se.
Nesta altura, sou ultrapassado por um velho asiático descalço. Já antes havia sido ultrapassado por homens empurrando cadeiras de bebé e carrinhos com deficientes.
E lá continuei avançando, com frio, muito frio, horrivelmente gélido.
E humilhado, totalmente humilhado. Mas tinha de continuar.
No túnel do Estádio Olímpico (a duzentos ou trezentos metros da meta), estava um companheiro a preparar-se para desistir. Obriguei-o a correr comigo.
Amigos: valeu a pena o inferno para ter visto aquele homem a cruzar a meta.
Após, foi o regresso a Portugal. O frio era cada vez mais aflitivo.
Quando cheguei a casa, ainda consegui jantar.
No dia seguinte, hospital, 39º de febre, uns dias de baixa médica.
O frio mantém-se, às vezes com crises de calor.
A fraqueza é lancinante.
E, agora, é recuperar, que, a 08 de Abril, temos os 113 Km do Triathlon de Setúbal.
Mas, Maratonas, tão cedo não repetirei. Já fiz 8, já chega!
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Maratona Empty Re: Maratona

27/2/2018, 19:49
No meu caso teria desistido... desistir não é vergonha nenhuma!!
Por vezes, não vale a pena correr riscos desnecessários. Há que saber respeitar nosso corpo e seus limites, só temos este, e nada o substitui!
Como sempre digo, corro porque gosto e me dá prazer!!
Para infligir dor e mau estar ao meu corpo... Não, obrigado!
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

27/2/2018, 19:57
Alcindo Silva escreveu:No meu caso teria desistido... desistir não é vergonha nenhuma!!
Por vezes, não vale a pena correr riscos desnecessários. Há que saber respeitar nosso corpo e seus limites, só temos este, e nada o substitui!
Como sempre digo, corro porque gosto e me dá prazer!!
Para infligir dor e mau estar ao meu corpo... Não, obrigado!
Desistir não é vergonha e eu teria desistido também, mas por outro lado também o percebo, por vezes quando estás naquela prova que tanto treinaste para conseguir um objectivo não é fácil ter cabeça fria para pensar no que é melhor e desistir. isto é um pau de 2 bicos
Heitor Narciso
Heitor Narciso
Membro nível 2
Posts : 149
Join date : 18/01/2018
Age : 41
Location : Seixal

Maratona Empty Re: Maratona

27/2/2018, 22:25
Paulo Silva escreveu:
Alcindo Silva escreveu:No meu caso teria desistido... desistir não é vergonha nenhuma!!
Por vezes, não vale a pena correr riscos desnecessários. Há que saber respeitar nosso corpo e seus limites, só temos este, e nada o substitui!
Como sempre digo, corro porque gosto e me dá prazer!!
Para infligir dor e mau estar ao meu corpo... Não, obrigado!
Desistir não é vergonha e eu teria desistido também, mas por outro lado também o percebo, por vezes quando estás naquela prova que tanto treinaste para conseguir um objectivo não é fácil ter cabeça fria para pensar no que é melhor e desistir. isto é um pau de 2 bicos´*
É isso mesmo, um pau de dois bicos...tanto compreendia se ele tivesse desistido como compreendo o esforço de querer acabar...
Percebo perfeitamente que o mais racional seria desistir...já passei por uma situação parecida num trail de 50 km e também optei por terminar...a única diferença é que a cabeça estava no sitio certo e a nível de estômago (nutrição) estava impecável...o problema foram caibrãs em sítios que eu não sabia que tinha...começaram ao km 16(sim 16) e nunca mais acabaram...ao km 25 tive 45 minutos parado num PAC em que não conseguia estar em pé, não conseguia estar deitado, não conseguia estar sentado...foi um dia daqueles que não espero repetir e que ainda hoje não percebo o que correu mal...andei três dias em que nem andar conseguia (devia ter desistido não era)...
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

5/10/2018, 19:56
Está aí à porta a Maratona de Lisboa, é já dia 14!!
Uma vez mais, pelo 4º ano consecutivo, vou marcar presença na prova raínha!!
Alguém mais vai?
(@Heitor Narciso estou a contar contigo!!!)
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Maratona Empty Re: Maratona

6/12/2018, 10:03
Encontra-se em promoção até dia 31 dezembo, as inscrições para a Maratona do Porto
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Maratona Empty Re: Maratona

6/12/2018, 11:08
Por muito boa que possa ser a prova, não se justifica um "Preço especial" de 30€, e inscrições abrirem a cerca de 11 meses da prova.
Isto é um exagero
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Maratona Empty Re: Maratona

6/12/2018, 11:10
Paulo Silva escreveu:Por muito boa que possa ser a prova, não se justifica um "Preço especial" de 30€, e inscrições abrirem a cerca de 11 meses da prova.
Isto é um exagero
Concordo contigo, mas isto virou um negócio!!
avatar
brunoyz
Membro nível 2
Posts : 222
Join date : 09/10/2017
Location : VILA NOVA DE GAIA

Maratona Empty Re: Maratona

6/12/2018, 17:12
Alcindo Silva escreveu:
Paulo Silva escreveu:Por muito boa que possa ser a prova, não se justifica um "Preço especial" de 30€, e inscrições abrirem a cerca de 11 meses da prova.
Isto é um exagero
Concordo contigo, mas isto virou um negócio!!

Eu por acaso não acho o valor esta prova da runporto um absurdo.
Conteúdo patrocinado

Maratona Empty Re: Maratona

Ver o tópico anteriorIr para o topoVer o tópico seguinte
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos