Xtrail
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troque por este:
Ver o tópico anteriorIr para baixoVer o tópico seguinte
avatar
Outer
Membro nível 4
Posts : 690
Join date : 28/09/2017
Location : Gaia

Abastecimentos Empty Abastecimentos

17/2/2018, 16:54
Muitos anseiam por chegar aos abastecimentos para repor energias, outros optam por seguir em frente sem parar para conquistarem posições.
Para vocês qual será a melhor estratégia? Param em todos os pontos de abastecimento? O que devemos ingerir para reforçar as nossas reservas? Alimentos que devem ser evitados se tiverem transtornos gastrointestinais?
Oriana Marques
Oriana Marques
Membro nível 2
Posts : 181
Join date : 30/01/2018
Location : Aveiro

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

17/2/2018, 18:25
Eu cá costumo parar em todos os abastecimentos, essencialmente só consigo comer banana, laranja e marmelada e água vá. Mas nunca páro durante muito tempo, muitas das vezes é pegar e ir comendo pelo caminho. Mas isto sou eu ;)
Heitor Narciso
Heitor Narciso
Membro nível 2
Posts : 149
Join date : 18/01/2018
Age : 41
Location : Seixal

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

19/2/2018, 13:49
Eu sou um apologista de que tenho de estar um bocado parado nos abastecimentos...quanto maior for a duração da prova maior o tempo gasto por abastecimento ( claro que  tento não demorrar demasiado para que depois não me custe a arrancar).Relativamente ao que ingerir o que funciana para mim é banana, marmelada, laranja, frutos secos, tomate com sal...etc...
Penso muitas vezes para mimm proprio que mais vale estar parado mais um bocado no abastecimento, do que mais tarde estar parado no meio de nada sozinho...(é obvio que quando existem objectivos classificativos, temos de esquecer um pouco tudo o que acima referi...)
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

19/2/2018, 14:19
Tudo depende da distância!
Até 30k raramente páro.
Numa prova maior páro o tempo suficiente para ingerir qualquer coisa e seguir. Não se deve parar muito tempo para evitar que o corpo arrefeça e os músculos relaxem, o que pode causar lesões mais à frente.
Oriana Marques
Oriana Marques
Membro nível 2
Posts : 181
Join date : 30/01/2018
Location : Aveiro

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

19/2/2018, 15:57
Paulo Silva escreveu:Tudo depende da distância!
Até 30k raramente páro.
Numa prova maior páro o tempo suficiente para ingerir qualquer coisa e seguir. Não se deve parar muito tempo para evitar que o corpo arrefeça e os músculos relaxem, o que pode causar lesões mais à frente.

Eu até os 30km foi a maior que fiz, tenho parado sempre e até ver acho que é o que resulta para mim
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

19/2/2018, 19:23
Sou apologista de parar sempre, nem que seja por breves instantes!
Aproveito para ingerir o básico fruta, marmelada, algo com sal ou salgado, e água. Algo que não dispenso e feito por mim, é umas sandes de manteiga de amendoim (pão de forma bem barrado com a manteiga de amendoim e partida em 4) que vou comendo pelo caminho.
Nos abastecimentos, nunca me demoro muito, pois depois de relaxar tenho dificuldade em voltar ao ritmo... Portanto é parar apenas o tempo necessário!!
Hugo Duarte
Hugo Duarte
Admin
Posts : 485
Join date : 25/09/2017
Location : Porto
https://www.facebook.com/staminafreetrail/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

19/2/2018, 22:42
A paragem nos abastecimento tona-se importante para repores os níveis de vitaminas, sais e abasteceres os bidões com agua/isotónico.
Enquanto paras por uns momentos estás também a estabilizar o teu ritmo cardíaco. 
Como o Alcindo diz, nunca demorar muito. Apenas o essencial
avatar
brunoyz
Membro nível 2
Posts : 222
Join date : 09/10/2017
Location : VILA NOVA DE GAIA

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

20/2/2018, 09:09
Paulo Silva escreveu:Tudo depende da distância!
Até 30k raramente páro.
Numa prova maior páro o tempo suficiente para ingerir qualquer coisa e seguir. Não se deve parar muito tempo para evitar que o corpo arrefeça e os músculos relaxem, o que pode causar lesões mais à frente.

Ora viva

Ate aos 30Km raramente paras???? Quem me dera

Eu ate aos 30Km (foi o maximo que eu fiz) para em todas, paragens curtas é verdade mas paro.
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

20/2/2018, 10:11
brunoyz escreveu:
Paulo Silva escreveu:Tudo depende da distância!
Até 30k raramente páro.
Numa prova maior páro o tempo suficiente para ingerir qualquer coisa e seguir. Não se deve parar muito tempo para evitar que o corpo arrefeça e os músculos relaxem, o que pode causar lesões mais à frente.

Ora viva

Ate aos 30Km raramente paras???? Quem me dera

Eu ate aos 30Km (foi o maximo que eu fiz) para em todas, paragens curtas é verdade mas paro.

Com o treino e a experiência acumulada de provas, vais começar a gerir melhor. Daqui por 1 ano voltemos a este tópico ;)
avatar
brunoyz
Membro nível 2
Posts : 222
Join date : 09/10/2017
Location : VILA NOVA DE GAIA

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

20/2/2018, 10:31
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Paulo Silva escreveu:
brunoyz escreveu:
Paulo Silva escreveu:Tudo depende da distância!
Até 30k raramente páro.
Numa prova maior páro o tempo suficiente para ingerir qualquer coisa e seguir. Não se deve parar muito tempo para evitar que o corpo arrefeça e os músculos relaxem, o que pode causar lesões mais à frente.

Ora viva

Ate aos 30Km raramente paras???? Quem me dera

Eu ate aos 30Km (foi o maximo que eu fiz) para em todas, paragens curtas é verdade mas paro.

Com o treino e a experiência acumulada de provas, vais começar a gerir melhor. Daqui por 1 ano voltemos a este tópico ;)

Pelo menos é o que eu espero. E claro aprender e ouvir dicas de quem é bastante mais experiente tu por ex.
Oriana Marques
Oriana Marques
Membro nível 2
Posts : 181
Join date : 30/01/2018
Location : Aveiro

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

24/2/2018, 10:42
Eu parar também paro, mas também é pegar e andar
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

27/2/2018, 22:42
E por falar em parar... eis um exemplo de um abastecimento do UTMB 2017 apresentado pelo Ultra Trailer Javier Ordieres!
e agora digam, se não teriam vontade de parar!!  Abastecimentos 1273779693
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

27/2/2018, 23:41
@Alcindo Silva vai fazer então o GTSA ;)
Gosto bastante das reviews deste Javier, grande maluco!!!
Sillex
Sillex
Membro nível 4
Posts : 682
Join date : 26/09/2017
Age : 32
http://www.farmaceuticocorredor.com

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

28/2/2018, 00:36
@brunoyz, também raramente paro nos abastecimentos nas provas que costumo fazer que até agora, o máximo foram 28km.

Concordo com o Paulo quando diz que se vai ganhando essa experiência, ao início parava e agora é sempre a seguir, excepto se tiver com alguma fome ou para encher os flasks com água mas é velocidade máxima! :p

Acho que uma coisa que ajuda é pensar na minha nutrição e nunca depender dos abastecimentos, é fundamental nunca sentir fome.
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

28/2/2018, 00:40
Sillex escreveu:Acho que uma coisa que ajuda é pensar na minha nutrição e nunca depender dos abastecimentos, é fundamental nunca sentir fome.
isso foi uma coisa que aprendi à força!
na minha 1ª ultra disseram que o próximo abastecimento era dali a 8k, quando na realidade eram uns 12/13k. chegámos a esse abastecimento completamente cheios de fome e secos (a prova era em Julho). desde aí que não conto com os abastecimentos e trato de levar comigo o suficiente para depender quase só de mim
Sillex
Sillex
Membro nível 4
Posts : 682
Join date : 26/09/2017
Age : 32
http://www.farmaceuticocorredor.com

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

28/2/2018, 01:03
Como é que fazes com a água? Acho que é a única coisa que me falta para me tornar suficiente. 

Eu vejo os abastecimentos como metas, para ir riscando e dizer que já só falta x.
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

28/2/2018, 01:06
Sillex escreveu:Como é que fazes com a água? Acho que é a única coisa que me falta para me tornar suficiente. 

Eu vejo os abastecimentos como metas, para ir riscando e dizer que já só falta x.
com a água não há milagres, acho que a diferença desde essa altura que aprendi a gerir melhor essa parte.
Sillex
Sillex
Membro nível 4
Posts : 682
Join date : 26/09/2017
Age : 32
http://www.farmaceuticocorredor.com

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

28/2/2018, 01:07
Mas acabas por usar os abastecimentos para encher? Digo isto porque ambos usamos tailwind e mesmo que faças a gestão da quantidade, vai sempre acabar.
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

28/2/2018, 01:15
desde que uso tailwind fiz 3 provas: 70k, 100k e 22k
nas duas grandes só não parei no 1º abastecimento, de resto parei em todos para fazer nova dose de tailwind num flask e água noutro. mas são provas de endurance em que a gestão tem de ser muito cuidada.
na de 22k foi sempre a abrir, e ainda acabei com bastante água e algum tailwind
Heitor Narciso
Heitor Narciso
Membro nível 2
Posts : 149
Join date : 18/01/2018
Age : 41
Location : Seixal

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

28/2/2018, 09:51
Paulo Silva escreveu:desde que uso tailwind fiz 3 provas: 70k, 100k e 22k
nas duas grandes só não parei no 1º abastecimento, de resto parei em todos para fazer nova dose de tailwind num flask e água noutro. mas são provas de endurance em que a gestão tem de ser muito cuidada.
na de 22k foi sempre a abrir, e ainda acabei com bastante água e algum tailwind
Eu tambem sou um grande adepto da Tailwind e tento gerir sempre os flasks para encher no proximo abastecimento...se na analise da prova que fiz acho que não vou conseguir ou porque a distancia entre PAC´s é superior, a temperatura é muito alta, o nivel de dificuldade (coisa que se descura muito) entre dois PAC´s  é superior tenho de arranjar maneira de levar mais liquidos comigo...(existem varias opções).

PS:uma coisa que funciona melhor comigo e aprendi com a experiençia é que para mim não funciona só tailwind...tenho de levar sempre um flask com tailwind e outro com agua...
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

28/2/2018, 09:55
Heitor Narciso escreveu:PS:uma coisa que funciona melhor comigo e aprendi com a experiençia é que para mim não funciona só tailwind...tenho de levar sempre um flask com tailwind e outro com agua...
isso é o que tenho feito também sempre, e vou alternando a hidratação entre o tailwind e a água simples
Heitor Narciso
Heitor Narciso
Membro nível 2
Posts : 149
Join date : 18/01/2018
Age : 41
Location : Seixal

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

28/2/2018, 10:06
Paulo Silva escreveu:
Heitor Narciso escreveu:PS:uma coisa que funciona melhor comigo e aprendi com a experiençia é que para mim não funciona só tailwind...tenho de levar sempre um flask com tailwind e outro com agua...
isso é o que tenho feito também sempre, e vou alternando a hidratação entre o tailwind e a água simples
É mesmo isso, e os resultados teêm sido espetaculares...petisco sempre qualquer nos PAC´s em provas maiores mas quase sempre por obrigação pessoal...por isso mesmo é que quero testar o recovery...
avatar
Outer
Membro nível 4
Posts : 690
Join date : 28/09/2017
Location : Gaia

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

12/3/2018, 13:21
Paulo Silva escreveu:
Heitor Narciso escreveu:PS:uma coisa que funciona melhor comigo e aprendi com a experiençia é que para mim não funciona só tailwind...tenho de levar sempre um flask com tailwind e outro com agua...
isso é o que tenho feito também sempre, e vou alternando a hidratação entre o tailwind e a água simples
Paulo, que % usas de  tailwind-agua?
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

12/3/2018, 14:51
Outer escreveu:
Paulo Silva escreveu:
Heitor Narciso escreveu:PS:uma coisa que funciona melhor comigo e aprendi com a experiençia é que para mim não funciona só tailwind...tenho de levar sempre um flask com tailwind e outro com agua...
isso é o que tenho feito também sempre, e vou alternando a hidratação entre o tailwind e a água simples
Paulo, que % usas de  tailwind-agua?
Para provas/treinos curtas (até 30k) coloco num flask de 500ml 2 scoops de tailwind e agua. Para distâncias superiores reforço, e coloco 3 scoops
avatar
Outer
Membro nível 4
Posts : 690
Join date : 28/09/2017
Location : Gaia

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

12/3/2018, 15:36
Estava a referir à água simples que vais alternando com o Tailwind
Paulo Silva
Paulo Silva
Membro nível 5
Posts : 907
Join date : 25/09/2017
Location : Seixal
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

12/3/2018, 15:43
Outer escreveu:Estava a referir à água simples que vais alternando com o Tailwind
ah lol
por norma vou alternando. levo um flask com tailwind e outro com água e ora bebo de um ora do outro.
mas depende, ainda ontem num treino de 21k na Arrábida bebi praticamente o flask do tailwind todo e muito pouco da água, porque o tailwind vai-me dando aquilo que preciso.
acho que acima de tudo isto não é uma ciência exacta, e o que funciona para uns pode não funcionar para os outros. o ideal é experimentar nos treinos, tentar simular o cenário de prova
Neukomer
Neukomer
Membro nível 2
Posts : 200
Join date : 31/01/2018

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

13/3/2018, 13:03
Ponho uma pergunta :quais os alimentos que encontramos nos PA's que são mais essenciais para repor energia de forma rápida
Carlos Veloso
Carlos Veloso
Membro nível 2
Posts : 135
Join date : 13/10/2017
Location : Mogadouro

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

7/4/2018, 09:59
Neukomer escreveu:Ponho uma pergunta :quais os alimentos que encontramos nos PA's que são mais essenciais para repor energia de forma rápida
Comoigo funciona a marmelada/ geleia com tostas
avatar
Jmap
Membro nível 2
Posts : 237
Join date : 30/03/2018
Age : 34
Location : Aveiro

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

7/4/2018, 14:38
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Antes de tudo é uma questão de treinar e ver qual o método que funciona melhor, quanto mais provas mais sensação vais ter de onde parar. 

Um conselho pessoal é nnc depender de abastecimentos, ou seja, se disser que há um aos 15km não acabar com a água aos 14km ou evitar comer algo (se sentir essa necessidade) mesmo que depois venha o abastecimento, isto porque a primeira ultra que fiz paguei por os abastecimentos não estarem de acordo com o previsto e estarem 3km depois (é raro uma distancia tão grande mas aconteceu logo na primeira ultra =/ )  e quando lá cheguei já ia desidratado e custou acabar essa prova, a partir daí correu sempre bem as outras ultras todas :) 

Normalmente para provas entre 20 e 30km levando mochila com 2 flask que ás vezes nem vão cheias se for 20km entre água numa e isotónico com electrólitos noutra não preciso de parar nos abastecimentos

Nas ultras começo a parar a partir dos abastecimentos dos 20km mas só para apanhar algo por uns segundos e encher as flask e seguir logo nunca parei mais que 1 ou 2 minutos numa ultra (só fiz ultras até cerca dos 60km, mais que isso a primeira vez que fizer que deve ser daqui a uns tempos o MIUT vou parar para comer algo sólido, sopa ou massa, e depois já aprendo :) )

Por fim costumo comer marmelada, pego num bocado de banana e meto na mochila para a viagem, tomate com sal que me sabe bem para as ultras. Nestas últimas infelizmente nem o sal se lembram de colocar e acho importante e barato de se ter.
Sillex
Sillex
Membro nível 4
Posts : 682
Join date : 26/09/2017
Age : 32
http://www.farmaceuticocorredor.com

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

7/4/2018, 21:28
Jmap escreveu:Antes de tudo é uma questão de treinar e ver qual o método que funciona melhor, quanto mais provas mais sensação vais ter de onde parar. 

Um conselho pessoal é nnc depender de abastecimentos, ou seja, se disser que há um aos 15km não acabar com a água aos 14km ou evitar comer algo (se sentir essa necessidade) mesmo que depois venha o abastecimento, isto porque a primeira ultra que fiz paguei por os abastecimentos não estarem de acordo com o previsto e estarem 3km depois (é raro uma distancia tão grande mas aconteceu logo na primeira ultra =/ )  e quando lá cheguei já ia desidratado e custou acabar essa prova, a partir daí correu sempre bem as outras ultras todas :) 

Normalmente para provas entre 20 e 30km levando mochila com 2 flask que ás vezes nem vão cheias se for 20km entre água numa e isotónico com electrólitos noutra não preciso de parar nos abastecimentos

Nas ultras começo a parar a partir dos abastecimentos dos 20km mas só para apanhar algo por uns segundos e encher as flask e seguir logo nunca parei mais que 1 ou 2 minutos numa ultra (só fiz ultras até cerca dos 60km, mais que isso a primeira vez que fizer que deve ser daqui a uns tempos o MIUT vou parar para comer algo sólido, sopa ou massa, e depois já aprendo :) )

Por fim costumo comer marmelada, pego num bocado de banana e meto na mochila para a viagem, tomate com sal que me sabe bem para as ultras. Nestas últimas infelizmente nem o sal se lembram de colocar e acho importante e barato de se ter.

Excelente testemunho, eu faço mais ou menos o mesmo que tu!
henrique
henrique
Membro nível 2
Posts : 133
Join date : 11/10/2017
Age : 51
Location : Santar - Nelas

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

7/4/2018, 21:50
Geralmente leve mantimentos (barras, gel, isotónico e água) para a prova toda. 1.2L de isotónico e 0.5l de água. EU sei que é pouco mas é o k consigo beber e sobra sempre algum isotónico. Gel e barras levo sempre a mais. Se a prova for de de maior duração ou estiver mt calor vou enchendo o flask com água nos abastecimentos. Nas provas mais curtas não como nada nos reforços nas outras tiro geralmente laranja e pouco mais. Não gosto de a meio da prova ingerir alimentos com os quais não estou familiarizado. No final da prova já gosto de um bom reforço.
cpcarreira
cpcarreira
Membro nível 1
Posts : 40
Join date : 16/03/2018
Age : 44
Location : Porto

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

9/4/2018, 12:18
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Boas,

Como já disseram acima, tudo depende da prova e de cada pessoa.
No meu caso em todas as provas paro nos abastecimentos, o tempo de paragem aumenta conforme os kms, conforme a necessidade do corpo, embora leve géis e barras penso que os abastecimentos são bons para complementar as nossas necessidades, mas nunca confiar completamente nos abastecimentos. A minha pouca experiência diz-me para estar preparado para tudo, já fiquei sem água entre abastecimentos porque os PA que estava marcado no percurso não estava no local certo, entre outras situações, a mais recente foi nos 55km do Marão em que não havia água num PA e já não havia sopa noutro a seguir. Coisas destas podem acontecer, não deviam mas podem por isso temos de estar preparados para tudo.
Alcindo Silva
Alcindo Silva
Moderador
Posts : 858
Join date : 18/01/2018
Location : Matosinhos

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

9/4/2018, 12:52
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Neukomer escreveu:Ponho uma pergunta :quais os alimentos que encontramos nos PA's que são mais essenciais para repor energia de forma rápida
Cada caso é um caso, cada pessoa é um pessoa!
Não há organismos iguais, portanto por  muitos conselhos que te sejam dados, só tu, e com a experiência dos Kms é que irás vendo aquilo que melhor reage com o teu organismo!
Mas deixo aqui uma dica que me foi dado por um amigo que já concluiu várias provas como o MIUT, UTMB entre outras grandes corridas pelo mundo fora: " Nunca confies em demasia nos PAC, foca-te no que é necessário para ti, e confia na tua mochila! Um pouco de mais peso que leves na mochila, pode fazer toda a diferença entre o concluir ou não uma corrida!!"
avatar
Jmap
Membro nível 2
Posts : 237
Join date : 30/03/2018
Age : 34
Location : Aveiro

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

10/4/2018, 12:28
Neukomer escreveu:Ponho uma pergunta :quais os alimentos que encontramos nos PA's que são mais essenciais para repor energia de forma rápida


Penso que o melhor mesmo é estares a contar com o básico que costuma haver e mesmo assim nunca confiando :P 

Considero básico e com custos baixos: 
Hidratos rápidos - Marmelada/Mel 
Hidratos - Tostas/Pão/Similares
Frutas - Banana/Maçã/Laranja
Sal

Considero extra mas que tem aparecido nas provas (divido em caseiras quando são associações locais a organizar ou circuito quando são provas de campeonatos mais "conceituadas" porque normalmente os produtos são idênticos e é com base no que tenho visto): 

Tomate (caseiras/circuito)
Aletria (caseiras)
Chocolate (caseiras/circuito)
Doces (caseiras)
Bolos (caseiras)
Barras energéticas (circuito)
Géis (circuito)

Posto isto a minha estratégia pessoal e pensamento:

Se me lembrar onde ficam os abastecimentos após uns 20km (nas últimas provas nem tenho decorado tal a minha desconfiança deles lol) e sinto que já não como nada há algum tempo, mesmo sem fome, vou à barra (como levo barras/géis pequenas é mais fácil de gerir). 

Barra porquê? Porque assim quando o abastecimento surgir posso atacar a marmelada/mel que não carrego comigo e dá hidratos rápidos para dar aquela energia a sair do abastecimento durante uns km's, entretanto como comi a barra acaba por ir prolongando essa energia já que absorveu mais lentamente :P 

Se tiver fome mando logo um gel e não arrisco, quando aparecer o abastecimento como menos marmelada (é o meu alimento preferido e como é comum  à maioria das provas em cubos é rápido de consumir). Já o mel como não gosto muito de bolachas ou tostas em prova é mais dificil de consumir e só vai em último recurso). Como já tomei o gel e comi a marmelada opto por comer uma banana por exemplo para dar aquela energia prolongada.

Junto a isto também se vir e sentir vontade ou mesmo sem vontade houver necessidade pela característica da prova (desnível acumulado e estado do tempo para desidratar) como tomate c/ sal que me sabe bem. 

Como backup levo sempre um stick de magnésio porque agora não sei porquê tenho apanhado ultras ainda mais do circuito que não tinham sal (que não seja nos amendoins/batata frita).

Além de encher as flask pego também num pedaço de banana e coloco na mochila para a viagem

O resto que coloquem costumo evitar porque são alimentos mais "variáveis/estranhos" ao corpo e como vou a sair do abastecimento com energia extra de ter parado e vou a ritmos mais altos, penso sempre que a digestão destes não vai ser tão fácil como o resto que consumo :)

Tudo isto pode ser psicológico mas tem funcionado comigo e cada prova que fiz foi mais um ensinamento para esta forma com que faço a gestão :P
Hugo Duarte
Hugo Duarte
Admin
Posts : 485
Join date : 25/09/2017
Location : Porto
https://www.facebook.com/staminafreetrail/

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

10/4/2018, 22:37
Jmap escreveu:
Neukomer escreveu:Ponho uma pergunta :quais os alimentos que encontramos nos PA's que são mais essenciais para repor energia de forma rápida

Penso que o melhor mesmo é estares a contar com o básico que costuma haver e mesmo assim nunca confiando :P ....

Abastecimentos Plus10
#pontos_extra
Conteúdo patrocinado

Abastecimentos Empty Re: Abastecimentos

Ver o tópico anteriorIr para o topoVer o tópico seguinte
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos